quinta-feira, 29 de abril de 2010

Desperte o gigante interior


Atraves de estrategias simples ele ensina a romper com padroes limitados de comportamento o ponto de partida para grandes mudancas pessoais. O autor tambem nos mostra como funcionam os mecanismos pessoais de tomada de decisoes.

Este livro é uma grande lição sobre nossa capacidade de domínio interior, de respeito aos demais e de como melhorar nossa qualidade de vida. Ele é dedicado ao poder ilimitado que dorme dentro de nós e muitas pessoas não tem idéia da imensa capacidade que podemos comandar imediatamente quanto focalizamos todos os nossos recursos para dominar uma área de nossas vidas.

Por isso, segundo o autor, não podemos deixar que ele continue inativo. O foco concentrado é uma arma. Uma razão de não conseguirmos o que realmente desejamos é que nunca dirigimos o nosso foco (não concentramos nosso poder).

Nos especializamos nas coisas secundárias, sendo que temos o poder de mudar virtualmente qualquer coisa em nossas vidas num instante. Os recursos se encontram em nosso interior, aguardando o despertar e podem fazer diferença em nossa qualidade de vida e na dos outros.
Para uma mudança ter valor precisa ser duradoura e consistente. Os três princípios fundamentais para uma mudança duradoura são: levantar padrões (mudando de empresa, país ou a nós próprios), mudar convicções limitadores e acreditar que podemos atingir novos padrões antes de tentar fazê-lo, mudar a estratégia (aprendendo com quem faz sucesso o que fazer para melhorar).

Na vida, muitos sabem o que fazer, mas poucos realmente fazem o que sabem. O autor oferece noções de poder para criar melhorias duradouras na qualidade de vida. Ele se concentra no domínio das cinco áreas de vida que causam maior impacto:

Controle Emocional: usá-lo como um instrumento poderoso que ajuda a desenvolver um alto potencial.

Controle Físico: controlar a saúde não só tendo boa aparência mas também um corpo que irradia vitalidade e permite que alcance o sucesso desejado. Controle dos Relacionamentos: descobrindo o que valorizamos mais, quais as expectativas, as regras pelas quais conduz o jogo da vida e como tudo isso se relaciona com os demais.

Controle Financeiro: para moldar um destino financeiro de abundância é preciso primeiro aprender a mudar o que causa escassez e depois experimentar, numa base sistemática, os valores, convicções e emoções essenciais para se atingir a riqueza, conservá-la e expandí-la.

Controle do Tempo: paciência para esperar pela passagem do tempo e flexibilidade para mudar a abordagem com a frequência necessária.
Usar o poder de decisão dá capacidade de vencer qualquer desculpa e modificar qualquer parte de nossa vida em um instante.

Muda relacionamentos, ambiente de trabalho, nível de aptidão física, rendimentos e estados emocionais. Pode determinar se estamos alegre ou triste, frustrado ou animado, escravizado pelas circunstâncias ou expressando nossa liberdade. É a fonte de mudança dentro do indivíduo, família, comunidade, sociedade ou mundo. As decisões atuam como fonte tanto de problemas quanto de oportunidades e alegrias.

Este é o poder que detona o processo de transformação do invisível em visível. As verdadeiras decisões são os agentes catalisadores para converter os sonhos em realidade. A informação também é poder, e desde que usada para agir, pode mudar o curso da vida.

Três decisões controlam o destino de alguém: o que focalizar, o que as coisas significam para nós, o que fazer para criar os resultados que desejamos.O cérebro desenvolve um sistema interno para tomar decisões. Atua como uma força invisível, dirigindo todos os pensamentos, ações e sentimentos, tanto bons quanto maus, a cada momento da vida.

Uma das decisões mais importantes para assegurar a felicidade a longo prazo é aproveitar o que a vida dá no momento, decidindo se empenhar por resultados a longo prazo em vez de soluções a curto prazo.
Utilizando estas forças podemos criar mudanças duradouras e melhorar o que desejamos.

Quando nos encontramos num estado emocional intenso, qualquer coisa específica que ocorra de modo sistemático passará a ter um vínculo neurológico. A maioria das pessoas se concentra em evitar a dor e alcançar o prazer a curto prazo e assim cria a dor a longo prazo.

São nossas decisões e ações diárias, assumindo responsabilidade num nível individual, que farão de fato a diferença em questões como a capacidade de cuidar dos nossos, e se podemos aprender a viver em harmonia com o meio ambiente. A fim de promovermos mudanças amplas e profundas, tanto no destino individual quanto no coletivo, será necessário que nos empenhemos numa melhoria constante e incessante, para só assim fazermos uma diferença que irá durar a longo prazo.



"Mais tempo mais dinheiro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário